Visite esses endereços

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FONTE SUBSISTÊNCIA: NÃO DESTRUA...

Imagem: O pescador (Foto: Priscila Pereira)

O Rio Cariús consiste na principal fonte hídrica de nossa região, sendo primordial para nossa subsistência. Nota-se que ao longo dos tempos, esse bem comum, vem sendo degradado, pela poluição, desmatamento etc. Isso ocorre em decorrência da falta de respeito do homem para com a natureza. Esse problema, entretando, não pode ser atribuído somente as comunidades ribeirinhas do Rio Cariús, mas sim, a toda uma sociedade despreocupada com a situação ambiental nos dias de hoje.
Caro internauta, o descaso é tão alarmante que mesmo a Escola fazendo o seu trabalho de sensibilizalção, percebemos no olhar dos agraciados com esse projeto educacional uma interrogação, que podemos transcrever: "o que eu tenho com isso?" Esse é o pensamento de muitos e a razão dos acontecimentos  de hoje.
A pescaria é um dos benefícios que o Rio nos proporciona, além de servir como alimentação é um pólo de lazer para muitos. Agora, vos pergunto: Esse peixe é de qualidade? Podemos consumi-los? São tantas interrogações e receios quanto a qualidade, o sabor desse alimento que muitas vezes ficamos parados sem saber o que fazer ou dizer.
O lixo é o alimento desses animais, e o lixo é o nosso alimento a partir que o comemos. Muitas por falta de condições somos obrigados a comer aquilo que nós mesmos provocamos, ou seja, colhemos aquilo que plantamos. Se damos somente lixo a natureza, tiraremos dela lixo.

Postado por: Priscila Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário